domingo, 1 de setembro de 2013

Ton sur ton


Não há como errar quando a idéia é coordenar peças com cores de nuances diferentes. Apenas precisamos cuidar para usar estilos que não briguem entre si. Assim, por exemplo, pode-se coordenar  peças clássicas entre elas, ou, da mesma forma, peças esportivas e casuais. O conhecido ton sur ton  é bem democrático, permite várias possibilidades, e cores a desejar, embora possamos pautar nossas preferências naquelas sugeridas pelos grande experts da moda, que ditam as tendências. A escolha de determinadas cores está sempre associada ao contexto da proposta da criação e do design do modelo, muito tecnicamente estudado. Então, não é, certamente, uma escolha aleatória.


Embora possamos combinar peças estampadas com lisas que tenham nuances parecidas com a estampa, as combinações excelentes ficam por conta das peças lisas, sem estampas, podendo ser aproveitadas as diversidades de texturas na composição do look.

 
Um pouco diferente dos visuais de cor única, a combinação ton sur ton é muito divertida, e surpreendente. Basta usar do bom senso! Se escolher uma peça com brilho, por exemplo, deve-se como complemento usar com outra mais sequinha, sem muitos detalhes e poucas informações e  naturalmente, sem brilho.



Os acessórios devem ser neutros, nunca em cores visivelmente contrastante com a composição. Se é um conjunto em tons rosa, não se pode usar um sapato tipo peep toe, ou de plataforma, azul. Também dever seguir a linha, a proposta, se o look for clássico, não se devendo usar, por exemplo, uma bolsa esportiva. Um exemplo: a bolsa tipo "tira-colo" , geralmente, não combina com o look, porque carrega o visual com informações desnecessárias, prejudicando a beleza de sua composição.


O meu closet está abarrotado de roupas, e muitas, aparentemente, combinam, mas só quando as visto é que percebo que não tenho tantas opções quanto imaginava. É bom sempre conferir as propostas em revistas e desfiles de moda, que nos trazem boas sugestões. Acaba ficando mais fácil ir às lojas (de tecidos também, no caso, eu que costuro) e acertar ao fazer as escolhas, sem se sentir tão perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário