domingo, 24 de novembro de 2013

Estampa frutas

 



Nada mais alegre que desfilar por aí com estampa de frutas. É o que promete a tendência verão 2014 aqui no Brasil e também em várias outras partes do mundo. As cores vivas e estampas tropicais (fruit print e folhagens) são lindas, e é claro, é a cara do nosso país! Ou de qualquer outro dos trópicos.


Crepe com estampa de frutas, comprado recentemente numa loja de Taguatinga.
Ideal para vestido longo.

Como nossa indústria têxtil ainda é muito incipiente na produção de novas tendências, muitas dessas estampas acabam por ser importadas de indústrias como da Índia e China. A indústria brasileira precisa ficar atenta às tendências de mercado e investir em produções que aproveitem esses nichos de crescimento que sempre surgem com a moda.

Com a globalização, o vestuário está ficando cada vez mais universal, e o mercado está se abrindo a todos que queiram investir no setor. Em que pese diferenças consideráveis, como o sistema tributário e previdenciário que interferem nos custos da produção, no geral, todos podem crescer, com boas taxas de retorno do investimento.

"O universo que envolve o vestuário é vasto e evolui a cada minuto, sendo dotado de tal capacidade de crescimento e produção que se torna cada vez mais difícil negar o seu envolvimento e importância na vida do Homem, pois começa a surgir como elemento constituinte de diversos bens de consumo essenciais para a melhoria do dia-a-dia de uma sociedade e dos seus integrantes. Actualmente a preocupação que o Homem tem com a aparência visual é equivalente à preocupação que tem com a sua própria saúde, por esse motivo este tipo de sector tem sido cada vez mais valorizado e estudado, desde o seu surgimento, passando pelas diferentes funções sociais e culturais que desempenha, e as vantagens e benefícios do seu crescimento mundial."       [A  Importância da linguagem do vestuário e a influência da globalização sobre a mesma - Plácida Mendes - Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Design de Moda (2º Ciclo de Estudos) - Universidade da Beira Interior - Covilhã, outubro de 2013, Portugal]

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário