quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Polka dots

(ou petit-pois, para os franceses) 


Para nós, mais usual, a famosa, feminina e delicada estampa de bolinhas!
A tradicional é tecido preto com bolinhas brancas, mas já vimos os mais variados tons e tamanhos, em composições pra lá de elegantes!!
 



Há três semanas que visito algumas lojas de tecidos onde moro em busca desta divertida estampa e estou bastante satisfeita com as minhas comprinhas. Como ainda estou muito acima do peso ideal, não quero fazer peças que ficarão perdidas num futuro, espero que bem próximo, e, por isso, não estou costurando com a devida freqûencia quanto gostaria. Assim que vencer essa etapa na minha vida, então, poderei realizar as minhas produções, sem desperdiçar meus preciosos tecidos em peças que não poderia usar.




Pesquisei também alguns modelos, e como é uma tendência que já vem se repetindo há anos, com maior ou menor força, não vão faltar idéias.


 
Em minha pesquisa para a estampa, descobri que existem várias versões para a história dessa clássica estampa.  Uma delas data do século XIX, quando houve uma imigração de habitantes do leste europeu para os Estados Unidos, levando com eles a Polka, dança e música originária da Boêmia, popular na época e que acabou inspirando a estampa Polka Dots.

 
As estampas pois e petit-pois têm origem no francês e significam ervilhas. Foi muito utilizada pela estilista Coco Chanel e por ser bastante feminina, foi usada na década de 50, em tecidos para roupas e biquínis. Durante a Op Art ficaram maiores e nos anos 80 elas reapareceram menores.

 
Os anos 50 foram os anos das bolinhas. Foram vistas, nessa época, divas do cinema, donas de casa, crianças e as pin-ups americanas com as divinas Polka Dot.
Hoje, ainda,  elas aparecem em vários modelos, onde conferem personalidade e elegância a quem usa.  




Por serem seguidamente usadas pela mulherada, as  bolinhas acabaram virando um clássico da moda, com pitadas de romantismo e versatilidade.


E até na decoração são várias as possibilidades que podem deixar nossa casa mais alegre, conferindo ao ambiente, também, um ar romântico e estiloso.


Há no mercado papéis de parede belíssimos para serem aplicados no quarto de meninas e jovens. Ficam um charme e elas adoram esse tipo de decoração!



Nenhum comentário:

Postar um comentário